UNILASALLE - Centro Universitário - Niterói/RJ

www.lasallerj.org

2° semestre - 2016
Professor Patrick Nunes

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
2° PERÍODO - TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO - NOITE
NOITE - SEXTAS-FEIRAS
SALA 601 das 18h20min às 22h

Aula 01 - Teoria Geral da Administração - Introdução

Aula 02 - Teoria Geral da Administração

Aula 03 - Teoria Geral da Administração - Primórdios - Vídeo: Tempos Modernos

Aula 04 - TGA - Cap. 01 (continuação), Cap. 02, Cap. 03; Vídeo: Introdução à Administração

Aula 05 - Taylor - Texto: Fordlândia - Vídeos: Aumentando a Produtividade, Fordlândia, Ford, Taylor e Fayol

Aula 06 - Texto: Mc Donald´s

Aula 07 - Fayol (Teoria Clássica)

Aula 08 - Teoria das Relações Humanas - Vídeo: Experiência de Hawthorne

Aula 09 - TGA - Apostila Abordagem Humanística (LER ATÉ A PÁGINA 06)

Aulas 09 e 10 - Comparação: Experiência de Hawthorne de Elton Mayo (homem social)

Aula 11 - Hierarquia das Necessidades de Maslow e Fatores higiênicos e motivacionais - Herzberg (conteúdo transferido para AV 02)

Aula 12 - Vídeo: Hierarquia das Necessidades de Maslow (conteúdo transferido para AV 02)


Aula 12 - Revisão de conteúdo para AV1 (administração científica, teoria clássica e abordagem humanística)

PERGUNTAS DA ÚLTIMA AVALIAÇÃO 01 NO EXERCÍCIO DE 2014 (arquivo inserido em 21/09/2015):

1.  [2.0] Segundo MAXIMIANO (2006, p. 39), “em 1895, Taylor apresentou à sociedade o que é considerado o primeiro trabalho da administração científica: A piece-rate system (Um sistema de pagamento por peça)”. Então, conclui-se que no cenário “taylorista” das indústrias, foi apresentado no espaço corporativo da época, dois perfis dos funcionários conhecidos pela figura do “homem econômico”. Fale a respeito.

2.  [2.0] Para LOBATO (2012, p. 226), “tudo o que as indústrias Ford fizeram – tudo o que eu fiz, procura provar com fatos que o serviço social, não o lucro, deve ser a mira suprema, e que a indústria que visa fazer o mundo melhor constitui uma nobre profissão”. Sendo assim, conforme perspectiva apresentada pelo Henry Ford, é possível identificar como os funcionários eram “gerenciados” no período do “Fordismo no mundo”, exceto nas distorções do caso Fordilândia brasileiro. Discorra sobre o assunto.    

3.  [2.0] “Administrar é obter resultados por meio de pessoas, ou seja, é o ato de trabalhar com pessoas para realizar os objetivos da organização e de seus membros”, afirma LACOMBE (2009). Vale lembrar, também, na visão “fayolista”, na Teoria Clássica, foram citadas algumas perspectivas das “funções da empresa”. Então, cite duas e explique-as, e faça uma releitura delas para acompanhar os anseios do período corporativo atual.

4.  [2.0] “Quando os pesquisadores aumentaram a luz no grupo experimental, verificaram que a produção aumentava nos dois grupos. Para consternação dos pesquisadores, eles diminuíram a quantidade de luz no grupo experimental e... a produção também aumentou nos dois grupos! Em seguida, os pesquisadores ofereceram benefícios: lanches e intervalos de descanso. A produção continuou aumentando”., diz MAXIMIANO (2006, p. 160). De acordo com esta breve passagem histórica da Experiência de Hawthorne, do autor Elton Mayo, faça um breve esboço do conteúdo que serviu de base para Psicologia Industrial no início da humanização das empresas.

5.  [2.0] De acordo com os primórdios da administração, o “método cartesiano” pode ser aplicado tanto na vida profissional quanto na pessoal. Fale a respeito.

PROVA - AVALIAÇÃO 01 - 07/10/2016

Aula 11 - Hierarquia das Necessidades de Maslow e Fatores higiênicos e motivacionais - Herzberg (conteúdo transferido para AV 02)

Aula 12 - Vídeo: Hierarquia das Necessidades de Maslow (conteúdo transferido para AV 02)

Aula 13 - Texto: "A liderança é limitada pela cultura nacional"
Valor: 1,0
Grupo: até 05 pessoas

Proposta do Trabalho: Responder as perguntas abaixo tendo em vista o texto acima:
1. Como um líder desenvolve a autoliderança em seus seguidores?
2. Como a inteligência emocional se relaciona à eficácia da liderança?
3. Existe algum problema ético no fato de os líderes se preocuparem mais em parecerem
líderes do que em sê-los realmente? Discuta.

Aulas 13 e 15 - Peter Drucker, Homem Complexo, Administração por Objetivos e Capital Intelectual

Aulas 16 e 17 - Gestão de Processos e Gestão da Qualidade Total

Aula 18 - Texto: Toyotismo (link disponível em breve)

Aula 19 - Estilos de liderança (autocrático, democrático e liberal) - Decorrências da Teoria das Relações Humanas

Aula 20 - Teoria Neoclássica - Vídeo: "Mesmo sendo empregado, pense como patrão"

PROVA - AVALIAÇÃO 02 - 02/12/2016

PROVA - AVALIAÇÃO 03 - 16/12/2016

© 2002-2016 - Patrick Nunes - Rio de Janeiro - Brasil